8 de dez. de 2010

CineArte e APPA na palestra dos diretores do filme Tropa de Elite


Nesta terça-feira passada, 7 de dezembro, às 19h30, a Livraria Cultura recebeu o lançamento da revista Dicta&Contradicta, que chegou ao seu sexto número com ensaios exclusivos das mais importantes personalidades culturais de 2010. Na ocasião, ocorreu uma palestra com o tema Tropa de Elite – Uma revolução no cinema brasileiro, ministrada por José Padilha e Bráulio Mantovani, respectivamente diretor e roteirista dos filmes Tropa de Elite 1 e 2.
Dos ensaios exclusivos da revista, o primeiro de todos é o do peruano Mario Vargas Llosa, que publica nas páginas da revista – com exclusividade mundial – uma profunda meditação sobre a importância da cultura para a sociedade contemporânea.
Em seu “Breve discurso sobre a cultura”, um ensaio que vai dos dilemas da especialização profissional aos problemas da filosofia de Foucault e Derrida, o Prêmio Nobel fez uma defesa apaixonada da alta cultura e da literatura como o “que faz da vida algo digno de ser vivido”.
Para fechar a série de artigos principais com chave de ouro, foi convidado Bráulio Mantovani para  contar sobre a criação de nosso maior herói cinematográfico. Em Eu não sou o Capitão Nascimento, o roteirista de Tropa de Elite fala com coragem sobre o processo de criação do roteiro do filme.

Tv Cineart - Oficina de Cinema (Arquivo)

2 de dez. de 2010

APPA abre inscrições para Curso de Roteiro Cinematográfico em Suzano

Conciliando teoria, prática e os primeiros passos nos caminhos no audiovisual, a Associação Paulista de Produtores Audiovisuais (APPA) está com inscrições abertas para o Curso de Roteiro Cinematográfico, que será realizada em Suzano, no Espaço Parabolandos (Avenida Antônio Marques Figueira, 591, no centro da cidade de Suzano).
O curso é voltado para estudantes e profissionais das áreas de cinema, audiovisual, jornalismo, comunicação, literatura e dramaturgia, e aberto a todos os interessados. As aulas serão ministradas pelos produtores Peterson Queiroz (articulador de Cinema da Secretaria de Cultura de Suzano, dramaturgo, roteirista e cineasta) e Raimundo Avellar (cineasta e roteirista da produtora Subversivo Filmes). Serão duas turmas: uma das 15h30min às 17h30min e outra das 18h00min às 20h00min, sempre às sextas-feiras. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone 7136-4649 (diretamente com Peterson Queiroz).
O curso terá a duração de três meses e terá como produto final dois roteiros de curtas-metragens, que serão produzidos e exibidos nas cidades de Suzano e região, ainda no primeiro semestre do ano que vem. “Ao longo do curso os alunos aprenderão sobre a estruturação de um roteiro para filmagens, farão estudos sobre os gêneros de roteiro, trabalharão no desenvolvimento do mapa de produção, e realizarão as filmagens. O aluno aprenderá a pensar no desenvolvimento da ideia geral à história em particular, vai estudar aspectos teóricos e práticos de dramaturgia e da construção de roteiros cinematográficos e do argumento do filme. Entenderá também sobre o cinema nacional e internacional”, disse Queiroz.
Serão disponibilizadas 20 vagas para cada turma, podendo, portanto, haver uma seleção por entrevista com os responsáveis Peterson Queiroz e Raimundo Avellar.
O CURSO DE ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO terá a cobrança do valor simbólico de R$ 20,00 (com associados da APPA ainda podendo pagar a metade deste valor). A cobrança é simbólica para cobrir mínimas despesas operacionais e também porque a APPA - Associação Paulista dos Produtores Audiovisuais defende o princípio de que seus cursos e inúmeras atividades buscarão sempre o patrocínio via leis de incentivo, parcerias com o poder público e doações dedutíveis do imposto de renda para que não haja a necessidade dos alunos pagarem pelo curso oferecido. Esta diretriz foi definida como forma de a associação contribuir com seu trabalho para assumir uma responsabilidade social, sempre muito importante quando atrelada a projetos culturais. Para maiores informações, os interessados também podem acessar o twitter da associação (www.twitter.com/cineappa).

APPA
Fundada em 2010, a APPA nasceu do encontro de alguns dos mais experientes produtores audiovisuais da região do Alto Tietê, além dos alunos da primeira oficina de cinema da cidade de Mogi das Cruzes (a CineMogi, realizada na UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, em 2009) que decidiram se organizar e reunir competências para viabilizar a produção de filmes, além de formar pessoas e difundir a cultura cinematográfica. A APPA tem como objetivo permitir uma nova concepção para a produção audiovisual no Alto Tietê, como pólo produtor de conteúdo. Atualmente, a associação trabalha em parceria com a Secretaria de Cultura de Suzano, bem como diversas iniciativas e organizações ligadas à cultura. Para associar-se basta preencher uma ficha de inscrição e comprometer-se a participar das diversas atividades envolvendo o Audiovisual que a APPA promove.