8 de dez. de 2010

CineArte e APPA na palestra dos diretores do filme Tropa de Elite


Nesta terça-feira passada, 7 de dezembro, às 19h30, a Livraria Cultura recebeu o lançamento da revista Dicta&Contradicta, que chegou ao seu sexto número com ensaios exclusivos das mais importantes personalidades culturais de 2010. Na ocasião, ocorreu uma palestra com o tema Tropa de Elite – Uma revolução no cinema brasileiro, ministrada por José Padilha e Bráulio Mantovani, respectivamente diretor e roteirista dos filmes Tropa de Elite 1 e 2.
Dos ensaios exclusivos da revista, o primeiro de todos é o do peruano Mario Vargas Llosa, que publica nas páginas da revista – com exclusividade mundial – uma profunda meditação sobre a importância da cultura para a sociedade contemporânea.
Em seu “Breve discurso sobre a cultura”, um ensaio que vai dos dilemas da especialização profissional aos problemas da filosofia de Foucault e Derrida, o Prêmio Nobel fez uma defesa apaixonada da alta cultura e da literatura como o “que faz da vida algo digno de ser vivido”.
Para fechar a série de artigos principais com chave de ouro, foi convidado Bráulio Mantovani para  contar sobre a criação de nosso maior herói cinematográfico. Em Eu não sou o Capitão Nascimento, o roteirista de Tropa de Elite fala com coragem sobre o processo de criação do roteiro do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário